quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fim da era Fidel

Após 49 anos comandando com braço forte Cuba, o ditador Fidel Castro, anunciou nesta terça-feira dia 19.02.08 sua renúncia ao cargo. Fidel de 81 anos, não aparece em público desde 2006 quando passou por uma cirurgia intestinal, ele não aceitará mais cumprir um novo mandato pois não se sente capaz. Apesar da renúncia o cargo já tem seu pretendente, o irmão de Fidel, Raúl Castro de 76 anos, que já está no poder de forma interina.

A comunindade internacional ficou dividida ao fato, George Bush foi enfático ao afirmar que a renúncia "deve ser o começo da transição democrática em Cuba", alguns cubanos que vivem nos Estados Unidos aprovaram a notícia.

Os países de cunho comunistas e socialistas, aprovaram a decisão do ditador. "O presidente Castro é um dirigente revolucionário profundamente amado pelo povo cubano e também um velho amigo do povo chinês" concluiu a China. Fidel também recebeu o apoio de outros antigos aliados.

A União Européia viu com bons olhos a renúncia. Alguns países já demonstrarm interesse em abrir a negociação para um futuro acordo, desde que Cuba venha a mudar sua política para uma forma mais democrática. A França foi citou que a decisão é "o caminho da democracia e do respeito aos direitos humanos" e já se mostrou solidária a construir uma política mais democrática em Cuba.