Máquinas caça-níqueis viram computadores
Em uma iniciativa inédita no país o Governo do Rio de Janeiro apresentou na segunda-feira (16) no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Quintino, no subúrbio do Rio, dois computadores produzidos com peças de máquinas caça-níquel.
Segundo a Receita Federal, cerca de 10 mil máquinas foram apreendidas somente no Rio, as apreensões foram realizadas em parceria com a Polícia Federal, normalmente essas máquinas seriam destruídas mas com essa iniciativa elas serão usadas para uma bem útil.
Como as máquinas já tem praticamente todo hardware usado por um computador comum, não foi preciso gastar muito com a transformação apenas R$60,00, os computadores utilizarão sistema operacional Linux, processador de 1,8ghz Celeron e terão o formato dos caça-níqueis.
As máquinas serão transformadas por alunos da própria Cetep, e inicialmente serão transformadas 136 máquinas caça-níqueis em computadores. Os computadores ficararão a disposição da população do Rio, seja em escolas ou orgãos públicos que não possuem o acessoa a computadores.
Fonte: G1.globo.com
|